quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Uma aranha dentro do tênis

Aranha armadeira. Guardem este nome. Também é conhecida como aranha de bananeira.  Em humanos adultos, sua picada pode ser fatal a partir da quinta hora do ataque. Eu fui vítima da bichinha. Estava dentro do tênis, calcei sem sacudir e fui passear com os dogs Pisco e Tupã.


Até que ela aguentou firme, só reclamou do meu pé apertando-a depois de uns 15 minutos de caminhada, quando resolveu enfiar suas quelíceras no dedão do meu pé direto, que recebeu um jato de veneno.

Dói. Dói bastante. Me joguei no chão e imediatamente tirei o tênis, pensando que encontraria um escorpião. Era uma aranha, até pequena, parecia inofensiva. Por coincidência eu estava em frente a casa dos meus vizinhos veterinários.  Matei a aranha e fui lá, mancando.

O casal olhou e disse que tinha quase certeza de que era uma aranha armadeira e, se fosse, o efeito do veneno poderia ser fatal a partir da quinta hora. E completou: o soro antiaracnídeo só existe em um hospital da rede pública em Brasíla. Lá fui eu pro HRAN.

Cheguei com a aranha dentro de um copo plástico e fui logo explicando: fui picada por esta aranha, ela é venenoso, pode até matar.

A resposta: preenche a ficha, senta e aguarda.

- Mas eu estou morrendo...

- Senta!

Depois de uma hora e nada, liguei para o Centro de Toxicologia, um serviço 24 horas que atende no número 0800.6446774, e expliquei o caso. Bruno foi quem me atendeu. Pediu a foto da aranha, mandei via celular. Sim, ele confirmou ser uma armadeira.

Meu pé latejava, mas não estava inchado, nem havia mais a marca da picada. Eu não estava ensanguentada, nem com fratura exposta. Nunca seria atendida na emergência da rede pública. Peguei o carro e fui para o hospital do meu plano de saúde. Contei a história, recebi um remédio para dor e a médica explicou o que eu já sabia: o soro só existe na rede pública.

Ela mesma ligou para o Centro de Toxicologia, reclamou que eu não havia sido atendida. O
Centro ligou para o plantão do HRAN, que mandou eu voltar e, quando cheguei na emergência, quatro horas após a picada, um grupo de funcionários me recebeu e encaminhou logo para o médico. Minha pressão estava 19 por 14. Mais um pouquinho e eu teria um enfarto.

O médico telefonou para o Bruno, trocaram ideias sobre o meu caso, e só então eu recebi uma unidade do bendito soro antiaracnídeo. A pressão não desceu, me deram uma medicação adicional para deixar em baixo da língua. Mais algumas horas e eu sai do hospital com a pressão 14 por 11. O meu normal é 11 por 7.

Bruno ligou algumas horas depois e disse que continuaria monitorando minha reação por mais 48 horas, e foi assim mesmo que fez. E só depois de dois dias minha pressão voltou ao normal.

Se não fosse a ação do Centro de Toxicologia, eu não estaria aqui para contar esta história

Um comentário:

  1. Achei uma aranha ja morta embaixo do berço da minha bebe. Ao que tudo indica parece uma aranha armadeira, pelas fotos q vi. Estou com medo de q apareçam mais. Ela ja estava morta e ninguem foi picado. Sera q pode ter mais???

    ResponderExcluir